Coronavírus e o impacto no turismo Brasileiro e Internacional - DiCa_Mattos

quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus e o impacto no turismo Brasileiro e Internacional

Viagens, passeios, restaurantes, igrejas, transporte e o caos instalado em todo o mundo por conta do novo Coronavírus (COVID-19), o vírus que mobilizou o mundo e trará, ainda, muitas consequências para o cenário mundial, em todos os seus segmentos.

Para ajudar quem estava se programando para viajar nos próximos meses, trouxemos uma lista com estabelecimentos e suas respectivas medidas no setor de turismo para prevenir a proliferação do novo Coronavírus.

*** Este post será frequentemente atualizado conforme apareçam mais notícias deste segmento ***

Saiba quais medidas o setor de turismo está adotando para prevenir a proliferação do novo Coronavirus (COVID-19)

Decolar 

Conforme informado no site oficial da Decolar, a sugestão é que você 3 dias da sua viagem para iniciar um pedido de alteração ou cancelamento. Você terá até 24h antes da data da sua viagem original para fazer a sua solicitação e após este período, a passagem será perdida. O site disponibiliza um link com as políticas das companhias aéreas e condições de alteração ou cancelamento: https://www.decolar.com/ajuda/informacion-sobre-coronavirus/politicas-de-cada-aerolinea_DMjAz

*atualizado em 18/03
Airbnb

Conforme a Política de Causas de Força Maior do Airbnb, reservas feitas até 14 de março de 2020, com data de check-in entre 14 de março de 2020 e 14 de abril de 2020, podem ser canceladas antes do check-in com direito a reembolso integral, sem custos ou impacto no status de Superhost.


As reservas para acomodações e experiências do Airbnb feitas após 14 de março de 2020 só serão cobertas se o hóspede ou anfitrião tiver contraído COVID-19. A política de cancelamento do anfitrião será aplicada normalmente.

*atualizado em 19/03
Companhias Aéreas

1. Azul 

A Azul divulgou, no dia 18/03 em seu site oficial, as medidas tomadas para voos nacionais e internacionais bem como suas políticas de cancelamento, alertando que pessoas com viagem marcada para daqui 5 dias ou mais aguardem uma comunicação oficial da companhia. 

A situação de cada  do voo pode ser vista na aba Minhas Reservas:

*atualizado em 18/03

2. Gol

O atendimento nos canais da Gol priorizará clientes com voos marcados em até 72 horas.

É possível cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros em até um ano, a contar da data da compra. Caso a remarcação seja feita para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra, a taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, conforme política de cancelamento do site.

Caso queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

*atualizado em 18/03

3. Latam 

A Latam aumentou a flexibilidade na nossa política de alteração para todos os bilhetes, incluindo aqueles que tenham sido emitidos com Pontos LATAM Pass. Ainda, a empresa recomendou que devido a alta demanda de remarcações e cancelamentos, entrar em contato apenas 48 horas antes do seu voo. 

Para os voos até 31 de maio de 2020 que foram impactados cancelamentos, restrições de acesso em função de fechamento de fronteiras ou por declarações de estados de emergência, será possível  alterar uma vez a data da viagem para até 31 de dezembro de 2020, para o mesmo destino e na mesma cabine, sem custos ou pagamento de diferenças tarifárias.

Para quem quer remarcar a passagem mas ainda não tem um destino e o voo original tem data a partir de 1º de abril de 2020, é necessário entrar em contato com a Latam antes da data de início da viagem original e a passagem será revertida em crédito de mesmo valor para ser utilizado em futuras viagens até 31 de dezembro de 2020.

4. Copa Airlines

A Copa Airlines também permite cancelamentos e reversão da passagem em crédito no valor do bilhete por um ano após a data da compra original ou até o 31 de dezembro de 2020 (o que acontecer primeiro): https://www.copaair.com/pt/web/br/cancelamento

 Ônibus Rodoviário

O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel proibiu, no dia 17/03, a entrada de ônibus de Estados com transmissão sustentada do coronavírus por ao menos 15 dias. Assim, os passageiros que se dirigiram aos terminais rodoviários de Tietê (capital paulista) — maior rodoviária do Brasil — nos dias 17 e 18 de março foram surpreendidos por não encontrarem alternativas nem aviso prévio para se deslocar para o Rio.

Hoteis

1.  Marante Plaza Hotel (Recife): seguindo os protocolos de orientação preventiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como as Normativas do Ministério da Saúde, da Anvisa, da Secretaria de Saúde do Estado e Município, o Marante Plaza Hotel decidiu fechar das áreas de Fitness, Piscinas e Saunas até 30 de abril de 2020.

👉 Veja nosso post com dicas gratuitas para se fazer em Recife.

Se você ainda está em fase de planejamento lamento informar que a sugestão, por enquanto, é deixar os planos e focar na prevenção. Como dizem as empresas neste momento, "Não é sobre desistir do sonho, apenas adiá-lo".

E se você ainda não tem o destino, ou tem o destino mas devido a crise ainda não tem uma data, aproveite para ver nosso post com "4 dicas para economizar na viagem internacional" e já comece a planejar, afinal, temos esperança - cada um tem que fazer a sua parte - que logo tudo isso passará e voltaremos a turistar por aí. ♥


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